157ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional São Paulo

Casa do Advogado
busque advogados
Escolha o(a) Dr.(a):
Para ver a relação completa
dos advogados OAB Salto
clique aqui

Alimentos Côngruos

Dr. Francisco Carlos Tireli de Campos

Qual seria a reação de um cidadão comum ao se deparar com uma condenação judicial em alimentos fixados em R$4 mil mensais, sendo metade para a ex-cônjuge e metade para o único filho maior, capaz e saudável? Certamente soaria estranho porque o (pré) conceito que se tem em mente é o dos alimentos naturais ou necessários , ou seja, aqueles destinados apenas à subsistência enquanto suprimento das satisfações vitais (necessarium vitae ou alimenta naturalia) . No entanto, vamos imaginar que o marido, então solteiro com cerca de trinta anos, conhece uma jovem de vinte anos, com quem vem a se relacionar e contrair núpcias dentro de dois anos, daí advindo a prole logo após o primeiro ano do casamento. Por ser detentor de excepcional condição sócio-econômica, ele dispensa sua esposa de freqüentar curso superior ou mesmo de exercer atividade profissional fora do lar.

Mais: lhe proporciona uma vida de luxo e conforto, morando em mansão, sendo atendida por serviçais, com carro do ano e motorista particular, viagem ao exterior duas vezes ao ano. Do filho nunca exigiu que trabalhasse para prover os estudos, fazendo questão que este se dedique apenas à universidade. Nessa situação surge a separação conjugal. Seria justo que o agora ex-marido se limitasse única e exclusivamente a pagar alimentos que cobrissem apenas e tão somente as necessidades básicas de subsistência dessa ex-esposa e filho? Será que dessa mulher será razoável exigir a inserção no mercado de trabalho de modo fulminante a avassalador, a ponto de obter ganho suficiente à manutenção do mesmo padrão de vida? Óbvio que não! Daí a razão de ser dos alimentos civis ou côngruos (necessarium personnae ou alimenta civilia) , expressão utilizada pela primeira vez pelo autor venezuelano Lopes Herrera, e mencionado no art. 323 do Código Chileno , cuja etimologia nos reporta ao latim congruus, a significar a remuneração devida para que se possa viver convenientemente ou com decência . Curioso notar que, de dever ético (officium), confiado a pietas (virtude, compaixão) e às normas morais , evoluiu para obrigação jurídica consagrada no ordenamento positivado, cujo desatendimento enseja sanção estatal. Os alimentos côngruos não se confundem com os naturais, e servem à manutenção do status quo do padrão de luxo, conforto, condição social, e até de diversão outrora proporcionado pelo chefe de família àqueles com quem convivia, e a quem acostumou assim viver, preservando-se o padrão de vida, só encontrando limites no excedente caracterizado como supérfluo e na capacidade econômica do obrigado à tal prestação.

O instituto não é novo, mas parece que somente vem ganhando força com o advento da redação proporcionada pelo art. 1.694 do novo Código Civil , vez que o antigo diploma não lhe fazia referência explícita Penso, pois, que se muitas vezes o benefício não é proporcionado ao jurisdicionado é porque os advogados não se lembram de pedi-lo (daí talvez a pobreza da jurisprudência), arraigados que se encontram ao apego tradicionalista da proporcionalidade advinda do binômio “necessidade do credor”, interpretada como condição de miserabilidade, e “possibilidade do devedor”, contaminada com a pecha de não poder servir de incentivo ao ócio, como se tal consistisse verdadeira aberração . Ora, in casu não se trata de fomentar a indolência, ou de levar ao locupletamento ilícito do alimentado em detrimento do alimentante, até porque, por estar habituado ao padrão cotidiano de gastos, dificilmente o beneficiado conseguirá economizar tal renda a ponto de enriquecer-se. Daí porque entendemos e defendemos que, toda vez que se evidenciar a situação alhures, deve o credor de pretensão alimentar pleiteá-la de forma distinta, deixando claro que parte se destina a suprir as necessidades básicas de subsistência, e parte à manutenção da condição sócio-econômica (situação social ou status familiar).

Francisco Carlos Tireli de Campos é advogado, procurador autárquico municipal em Indaiatuba, professor de Direito Processual Civil e Coordenador da Faculdade de Direito do CEUNSP Salto.

palavra do presidente

jornal da oab salto

Conteúdo completo da
edição nº 29 do jorna

Confira as matérias das
edições anteriores
Home História Benefícios Jornal da OAB Diretoria Estrutura Comissões Artigos Casa do Advogado Links Contato

Todos os direitos reservados.
OAB Salto - 157ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional São Paulo.